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domingo, 1 de dezembro de 2019

Desenvolvendo o TCC

Se há algo que realmente representa uma dificuldade a quase todos os estudantes ao término de uma graduação, certamente, é a escrita de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 
Desde o início até o final as dificuldades estão presentes, e é preciso muita capacidade de síntese e discernimento para trazer à escrita, tudo que foi aprendido durante os muitos anos de curso, acrescidos dos  autores e pesquisas que vão compor o atual estudo. 
Estabelecer esse diálogo entre a teoria e a prática não é uma tarefa simples, mas também não é impossível, pois está tudo lá, basta colocar os fatos em ordem. 
Para isso, é importante saber, em primeiro lugar, aquilo que se quer pesquisar, ou seja, o TEMA de pesquisa. Em seguida, elaborar os questionamentos que causaram essas indagações e, por fim, traçar que tipo de pesquisa será desenvolvida.

Em relação à Pedagogia, curso que agora concluo, meu TCC discorre sobre um relato de experiência, que tem como base, o Estágio Curricular Obrigatório (ECO). 
Assim, é de suma importância que, durante o ECO, o aluno tenha todos os registros, observações e pareceres que ajudarão a compor a escrita sobre a prática docente.

Além disso, revisitar autores estudados durante o curso pode ajudar bastante na hora de dialogar e fazer as discussões que conversarão entre a prática e a teoria.

Para a área da educação, especialemente nos campos relacionados à EJA ou à educação popular, é imprescindível a releitura de autores como Paulo Freire, Vygotsky e Piaget.  Às vezes, incansavelmente estudados, sempre têm algo a contribuir na elaboração do pensamento crítica e nas teorias que compõem o vasto campo da Educação.

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