Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Tu tornas eternamente responsável por aquilo que cativas

Meu trabalho  é basicamente com adultos ou adolescentes! Eja e Ensino Médio. Então, tenho/temos enfrentado um problema sério pois a maior parte das escolas estaduais de Ensino Médio, caso da minha, recebe alunos oriundos do ciclo ( município) ou então , de outras escolas, com outras dinâmicas, outros perfis e é em cima desses diferentes perfis que elaboramos a cada ano, as diferentes turmas que vão formar o nosso Ensino Médio! Supõe-se que um aluno chegado ao EM deva estar apto às competências básicas do Ensino Fundamental e seus pressupostos pedagógicos. Acontece que na prática isso não funciona assim, desse jeito. O que fazer com um estudante que chega à essa etapa sem nem ao menos ter conhecimento sobre que são "pronomes pessoais"? A coisa complica pois nos reinvantamos para tentar atingir e contemplar a todos de forma a não massacrar aquele aluno que também espera por mais. Em termos de sala de aula, esse tornou-se meu grande drama! Às vezes consigo contornar a situação e trazer todos para os objetivos que proponho e  comumentemente me reinvento dando aulas de história, geografia, arte, português, inglês ( minha disciplina), e até matemática!

2 comentários:

  1. É por aí , colega! É preciso e necessário se reinventar todos os dias, independente da situação e estágios em que se encontram nossos alunos. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sim, temos que nos reiventar, Rejane e esse tbm é processo de aprendizado que não acaba nunca!

    ResponderExcluir