Pesquisar este blog

sábado, 24 de março de 2018

Uma das propostas da Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação foi a análise de um texto traduzido para o português, intitulado "O Menininho", de Helen Buckley, inspirado no poema escrito pela mesma autora. Buckley nos conta um pouco sobre que tipos de professores, em geral, temos nos sistemas de ensino e como, por meio de uma didática engessada em currículos e sistemas institucionais podemos bloquear a criatividade de nossos alunos, impedindo muitas vezes que o melhor deles e muitas vezes até o melhor dos professores possa emergir das salas de aula.
O menininho, nada mais é do que a representação de nossos alunos, especialmente nos eixos públicos de ensino que, sem a devida atenção por parte dos governos, que massacram a classe dos professores por meio dos baicxos salários e pela falta de investimentos na área da educação, acabam, por sua vez, tonando-se tão autômatos quanto os alunos que ensinam. Uma triste realidade de nossas instituições de ensinoe que a longo prazo só nos resta esperar por mais "menininhos".


Um comentário:

  1. Olá. Alessandra, infelizmente essa é nossa realidade atual, a educação cada vez mais sucateada, levando professores a abandonar a profissão, deixando muitos órfãos", os alunos, levando ao profissional a não ter interesse em se aperfeiçoar, ficando sempre na mesma postura na sala de aula.
    Abraços

    ResponderExcluir