As séries iniciais da EJA enfrentam um grande desafio: a apresentação deles para o mercado de trabalho. Isso nem sempre é tão simples quanto parece e, apesar de a maioria dos estudantes que frequentam esta modalidade de ensino encontrarem-se atuantes como trabalhadores, a maior parte não tem empregos fixos ou perspectivas em relação a crescimento dentro de seus ambientes de trabalho.
Diante disso, é muito importante que o professor da EJA esteja atento a seus alunos no sentido de orientá-los quanto ao próprio currículo de trabalho, além de buscar ajudá-los a desenvolver e a descobrir um perfil que seja compatível para a empregabilidade dessas pessoas, visto que, em geral, é comum que os estudantes da EJA tenham muitas habilidades manuais e braçais, pois seus trabalhos exigem mais esse tipo de tarefa e característica pessoal.
Uma sugestão simples é que os professores incluam a confecção de um currículo adaptado a sua própria classe, ou seja, conforma as habilidades e experiências de trabalho trazidas pelos próprios alunos.
Há modelos simples na internet, mas o ideal é que o próprio professor, juntamente com os estudantes crie um modelo adaptado a realidade daqueles adultos que dispõem em classe.
Certamente trará outras formas e perspectivas para os alunos inclusive apresentarem-se quanto as suas capacidades e prováveis trabalhos a que desejem se submeter.
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