Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

ALfabetização e Letramento

Relacionar, paralelamente, as aprendizagens vistas nos primeiros quatro eixos do PEAD, ao momento político em que vivemos no Brasil, não só se faz necessário à educação, ao educador, mas registra-se que todo o aprendizado adquirido tem sido tanto significativo quanto político-pedagógico, formador de um professor mais consciente epolitizado da própria construção da educação no país; visto que leva esse professor, em seu campo, traçar parâmetros para o cenário educacional que se desenha. 

Na interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, revisitamos autores consagrados como Piaget, Vygotsky e Freire, mas também vimos a teoria da Psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro. O que diferencia ela dos outros autores mencionados? Ferreiro ainda está viva e atuante no trabalho sobre alfabetização e escrita infantil. Aqui no Brasil, Magda Soares é contemporânea de Ferreiro e também desenvolveu seus estudos na área da alfabetização e do letramento, englobando também os preceitos de Paulo Freire. 

Em uma entrevista publicada na Revista Nova Escola, em 10 de janeiro de 2019, Magda fala sobre os processos implicados no ensino da alfabetização, que contemplem a teoria do letramento. Realça também as mudanças propostas pelo novo governo para a alfabetização e dos períodos históricos no contexto da educação do Brasil e da alfabetização.

Assim como Ferreiro, Magda é um desses nomes que devemos  colocar em pauta e à luz da consciência para novas políticas educacionais com base em sua carreira como professora, pesquisadora e pedagoga da área da alfabetização.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário