Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

PEAD - 2 anos

Os quatro primeiros semestres do PEAD foram estruturantes do formato do curso, pois concentraram-se em interdisciplinas que embasaram as subsequentes, isto é, foi necessário um preparo para o que viria. Considerando que todos os alunos do PEAD são professores, atuando em sala de aula, ou mesmo no âmbito educacional, não houve uma esruturação no sentido do reconhecimento do papel do educador, mas, principalmente, em relação as práticas já desenvolvidas e o confronto com autores e teorias que nos levaram à construção de novos saberes.

Tais saberes foram desenvolvidos de maneira organizada respeitando as características próprias do aprender, pois ensinar também implica aprender. Como, por exemplo, quando se retoma à interdisciplina de Alfabetização, bem como  à interdisciplina de Corporeidade, as quais propiciaram um contato com o conhecimento analisando aspectos trabalhados em sala de aula sob ângulos e pontos que para muitos estavam restritos à prática,  como os processos neuropsicológicos relacionados à leitura e à escrita.

Além disso, uma interdisciplina do eixo inicial, e que trouxe grandes contribuições à formação docente foi a de Escolarização, Espaço e Tempo sob a perspectiva histórica, visto que entender o papel do professor como humanizador além de situá-lo no espaço e tempo em que se vive, ante às mudanças políticas, sociais e econômicas é também uma forma de levar o docente à reflexão sobre seu verdadeiro papel na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário