Ao inciar a interdisciplina de Seminário Integrador VII, dou início também às diretrizes que irão compor, no próximo semestre, meu estágio de docência. Assim, penso que uma forma produtiva e significativa de dar sentido a minha formação, bem como a tudo que tenho pesquisado nos últimos tempos, seja como aluna do PEAD, seja como mestranda da área da educação, é poder ajudar os futuros estudantes nos processos de aquisição da leitura.
Sabe-se que a leitura é a arquicompetência que acessa todos os saberes. Não apenas uma habilidade ligada à língua portuguesa. No entanto, os números apontados pelo INEP, sugerem que 28% dos brasileiros entre 15 e 64 anos ainda encontram-se no nível "analfabeto funcional".
Dessa forma, é muito importante que essa motivação para transformar minha pequena realidade e também dos estudantes seja norteadora em todo o meu período de estágio. Quero por meio do meu trabalho valorizar e dar robustez ao desenvolvimento dos processos relativos à compreensão leitora, para que possam (os estudantes), ao apreender esta habilidade cognitiva, aplicarem em outras áreas do conhecimento e com isso alavancarem seus desempenhos escolares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário