Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O professor e a Cultura.

Um dos pontos de destaque nos Eixos iniciais do PEAD e que trouxe imensas reflexões ao grupo, a ponto de ser lembrado agora para esta postagem, certamente, foi o texto de Marilena Chauí, proposto para a interdisciplina de Escola, Cultura e Sociedade.
Neste texto a autora aborda o tema sobre a cultura e a democracia, reconstituindo a interpretação acerca da "cultura", visto que assume variadas funcões e entendimentos variando conforme o lugar e o tempo.

A relevãncia de tal tema, encontra respaldo em todo o processo democrático e educacional, pois o professor, mediador e um agente cultural de seu tempo, atuando e intervindo no processo de aprendizagem de outras tantas pessoas com culturas diferentes, como é o caso, por exemplo, dos docentes que atuam junto a comunidades indígenas ou quilombolas. Ou mesmo na periferia de grandes centros urbanos, escolas rurais, escolas pertencentes ao MST, dentre outras.

Entender as diferentes culturas e como isso é simbiótico à educação, de maneira geral, é primordial na da formação do professor, que precisa, antes de tudo, entender seu  papel na sociedade, como agente mediador, mas como trabalhador que utiliza sua mão-de-obra - o conhecimento - na promoção de uma sociedade mais horizontal.

Referências: Chaui, Marilena. Cultura e democracia . En: Crítica y emancipación : Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires : CLACSO, 2008- . -- ISSN 1999-8104. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário