Esta semana, para a interdisciplina de Filosofia da Educação, nos foi sugerida a leitura do capítulo 6 - Formação e Atuação dos Professores: dos seus fundamentos éticos, do livro de Antônio Joaquim Severino. O capítulo traz significativas contribuições acerca da ética na educação e de que forma ela se dá. O autor considera que a educação é uma interação docente e mediação universal e insubstituível e portanto tem um papel importantíssimo na construção de nossos sujeitos educandos. Argumenta ainda, que a aplicação do conhecimento se dá na construção da cidadania e que é impossível dissociar o sujeito político, epistêmico, do sujeito ético, que entende reflexivamente seu papel na sociedade.
Se fizermos um paralelo do texto com momentos em que vivemos na atualidade, relacionados à educação, bem como à escola pública, como a lei que pretende instituir a proibição de assuntos políticos nas escolas, conhecido como o "escola sem partido", entendemos que a ética é disciplina essencial na construção dessa base do saber e que só por meio dela é que é possível formarmos o sujeito reflexivo e agente de suas escolhas; e que possa pensá-las não somente dentro, mas também fora do âmbito escolar.
REFERÊNCIAS:
Disponível em:https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2192203/mod_resource/content/1/texto%20forma%C3%A7%C3%A3o%20e%20atua%C3%A7%C3%A3o%20dos%20professores.pdf .Acessado em 06/10/2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário