Pesquisar este blog

sábado, 15 de outubro de 2016

dia do professor

Penso que quando um dia é muito lembrado, por uma nação toda, é porque há sérios problemas por trás dele! E no Brasil, o dia do profissional mais lembrado por todos é o dia do professor! Poucos lembram qual o dia do médico, do bombeiro, do contador, do barbeiro, do jardineiro, do açougueiro..., com tanta pontualidade como o dia do professor! Isso me questiona e me remonta a dias de outros excluídos pela sociedade como os negros, as mulheres, etc! 
Será porque nós, professores, ao longo dos anos temos sofrido a desqualificação não somente por parte de nossos empregadores e governo, que teimam em atacar o pilar de toda e qualquer sociedade, mas também pelas famílias que delegaram às escolas o papel de educar seus filhos?
Na escola buscava-se informação, e hoje, os jovens buscam no professor muito mais que isso! Buscam o norte! Não à toa, que fazemos concomitantemente o papel de psicólogos, orientadores, conselheiros, assistentes sociais, e não raro, pai e mãe!
Triste realidade!
Aos meus colegas que hoje, de fato, nas escolas públicas trabalham mais pelo amor que qualquer outra coisa!
Muitos professores que nas escolas estão doentes, física e emocionalmente abatidos, ainda assim cumprem sua missão, arrastando-se como que agrilhoados à esta realidade!
Haverá um dia que não teremos mais os vocacionais atributos que dirigem um ser qualquer a esta profissão! E haverá um dia em que seremos lembranças Wikipédicas!
Feliz dia do professor a todos!
Obrigada aos meus estudantes por existirem a essa época sendo as pessoas que de alguma forma me inspiram a continuar respirando, mesmo que por aparelhos, num sistema falido e corrompido!


Nenhum comentário:

Postar um comentário