Em nosso último encontro presencial no PEAD, tivemos a interdisciplina de Linguagem e Educação com a professora Ivany Souza Àvila que iniciou falando sobre os mais diversos tipos de linguagem e o quanto elas podem influenciar nossa forma de vida e visões sobre o mundo. Foram abordados aspectos sobre a linguagem oral, escrita, gestual, etc.
Além disso, em pequenos grupos nos organizamos para discutir as diferentes formas de linguagem e como se dá a aquisição da línguagem pela criança.
Em meu grupo, composto por mim, Daniela Paixão, Ederson Cruz, Renata e Kasandra, discorremos sobre as primeiras expressões de linguagem do bebê e, como o choro e o balbuciar são importantes nessa fase do desenvolvimento infantil, desde o momento que é essa a primeira ferramenta comunicativa que possuem os recém-nascidos.
Assim, em meu grupo, apontamos alguns fatores essenciais para que esse processo comunicativo utilizado pelos bebês se dê de forma natural no desenvolvimento infantil. Elencamos, portanto, a condição neurobiológica de que depende a criança, dotada do aparelho fonador, bem como das condições físicas e neuropsicológicas concernentes a sua constituição psicolinguística.
Após discutirmos com o grupo, apresentamos nossos apontamentos ao grande grupo, observando que vários outros grupos trouxeram questões que iam ao encontro daquelas levantadas por nós, acrescentando informações importantes à discussão do grande grupo.
Ao término do debate, a professora nos apresentou um artigo sobre Aquisição da Linguagem, de Samanta Demetrio da Silva que aborda os processos da aquisição da linguagem sob os mais diversos aspectos teóricos, seus autores e correntes diversas, o que de fato, só acrescentou à construção que havíamos levantado anteriormente.
Artigo disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208
Artigo disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/aquisicao-da-linguagem/43208
Olá, a criança passa por diversas etapas , começa com o choro, balbucio, aponta) até a fala, são etapas importantes e emocionantes de acompanhar.
ResponderExcluirAbraços