FECHAMENTO
Na última segunda-feira, em nosso encontro presencial no PEAD, na interdisciplina de Seminário Integrador IV, coordenado pela professora Simone Charczuk, fizemos nossa apresentação, com nossos respectivos grupos de nossos Projetos de Aprendizagem. Foi muito interessante visualizar os mais variados temas que levantamos e pesquisamos durante o semestre; nossa integração e afinidades/diferenças, com nossos próprios grupos e o confronto, na apresentação oral de nossos PAs, com os outros grupos e seus temas.
O que ficou bastante claro para todas nós, é que o processo de pesquisa é inesgotável, e que a partir de uma única pergunta, ou questionamento simples, podemos abrir imensamente o leque das interrogações e dúvidas, bem como das certezas e sugestões.
Além disso, desenvolvemos algumas formas de pesquisar práticas e elucidativas, como os mapas conceituais, as referências, assim como o registro no diário de bordo.
Interessante ressaltar que todo o processo foi se lapidando e que mesmo não estando pronto, nos aponta caminhos e nos dá um norte sobre os futuros rumos a seguir.
Concluímos, portanto, que pesquisar é tarefa salutar em nossa prática como educadores e também aprendentes que somos, de um mundo.., uma sociedade, e às vezes, até mesmo nosso pequeno grupo escolar, a qual está sempre em transformação.
Somente por meio dos mais diversos questionamentos e dúvidas é que chegaremos a algumas conclusões, que não encerram-se em si, porque muitas vezes criam e se abrem a mais e maiores indagações, que é tarefa e instrumento básico da educação, do aprender e do aprendizado que tanto queremos: crítico, construtivo e com autonomia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário