Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2016

Poética e Poesia

Esta semana, durante a elaboração do trabalho Poética e Poesia, sugerido pela Professora Ivany Ávila, para a interdisciplina de Literatura Infanto-Juvenil e Aprendizagem, tomei como ponto de partida o grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio, que encontravam-se no movimento de ocupação de nossa escola. Dessa maneira, foi possível operacionalizar o trabalho mesmo não estando em sala de aula. Convidei para compor o trabalho, cinco alunos, porém, ao final, apenas quatro alunos acabaram participando efetivamente do trabalho; e a exemplo de nosso curso EAD, iniciamos com  a criação de um grupo no Facebook, ou seja, utilizamos as mídias para que pudéssemos ter um canal de comunicação que contemplasse a todos. Um grupo fechado, mas que serviu para fazermos nossos chats de discussão acerca de nosso tema. O trabalho consistia em escolher um poema e fazer a análise do mesmo com o grupo. Primeiramente, elencamos quatro poemas, e após a sugestão desses poemas, fizemos nossas votações. Decidimos, por fim, pelo poema "Psicologia de um Vencido", de Augusto dos Anjos. Os alunos pesquisaram e foi bem interessante toda a discussão que tecemos juntos sobre essa poesia, tão diferenciada. Um dia, durante nossas análises, combinamos de nos encontrarmos para um café/chá com bolo e também para debatermos nossas impressões sobre o poema, bem como sobre o autor. Para compor o trabalho e enriquece-lo ainda mais, convidei o professor de Física,  André Accurso, de nossas escola, que esteve como mediador junto aos alunoas orientando acerca das pesquisas e de nossas conversas; além disso, esteve acompanhando de perto a ocupação dos alunos em nossa escola, o que aumentou o vínculo professor-aluno, tão importante, nesse processo sócioeducacional que vivemos atualmente em nossas escolas estaduais, aqui no RS.
Concluímos que é necessário esse fazer pedagógico por meio da pesquisa, pois que, além de mais estimulante, torna os estudantes agentes da construção de seu próprio conhecimento e aprendizagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário