Dias atrás, participei de um curso on-line promovido pela AHA Foundation; uma ONG internacional que atua na prevenção de crimes de violência contra a mulher e também de gênero, bem como políticas educacionais sobre os crimes de honra. Especialmente aqueles cometidos contra a mulher! Porém, importante ressaltarmos que, crimes de honra acontecem também contra homens, homossexuais e toda a comunidade LGBT.
Esta semana, presenciamos o horror acontecido na boate gay, nos EUA, onde um psicopata dispara contra as pessoas dentro do estabelecimento, matando 50 e ferindo outras 53 pessoas. Há que se pensar em muitas coisas: acesso à obtenção de armas, numa sociedade altamente armamentista como a sociedade americana, onde é possível comprar armas no supermercado; uso de armas por qualquer cidadão que possa comprá-la; e aí, fazemos um paralelo com nossa sociedade, onde lemos/vimos muitos "cidadãos de bem" incentivando o uso de armas! Outro ponto crucial é a questão do ódio e intolerância com uma outra orientação sexual, que não seja aquela imposta por uma sociedade religiosa e hipócrita. Ainda nos dias de hoje, as pessoas estão mais preocupadas com quem o vizinho dorme do que com suas próprias vidas! Li muitos posts e reportagens sobre o assunto, tratando o crime como um "ato de terrorismo", pelo fato de o criminoso ser muçulmano. Agora relembro a todos: esse mesmo cidadão, nasceu nos EUA, estudou nos EUA, casou nos EUA, comprou um fuzil e outras armas nos EUA, a arma é fabricada nos EUA; batia na mulher que mais tarde veio a deixá-lo, alegando que os motivos das agressões iam dos mais fúteis possíveis, como a roupa que não havia sido estendida e coisas do gênero... Tudo isso, nos EUA!
Ora, dirão muitos jornalistas, o 'terrorista muçulmano' mata 50 em boate gay nos EUA! Manchete e fala de muitos jornais e links na internet! Consigo até ver a manipulação da mídia americana na ala mais conservadora, e usando do discurso de ódio contra todos os imigrantes daquele país. Trump propôs inclusive um muro entre EUA e México. Há quem pense que ele seja um patriota e que defenda plenamente os direitos de seus conterrâneos, na terra do Tio Sam, mas não devemos cair nessa armadilha midiática proporcionada para nos cegar sobre o verdadeiro motivador desse crime hediondo: o ódio à diferença!
Link da ONG: http://www.theahafoundation.org/honor-violence/
Link da ONG: http://www.theahafoundation.org/honor-violence/
Nenhum comentário:
Postar um comentário