Pesquisar este blog

sábado, 14 de maio de 2016

TEORIA DE TUDO


Na última semana,  em nossa aula presencial no PEAD, na interdisciplina de Seminário Integrador,  a partir das divisões do  grande grupo para pequeno grupo, orientadas pela professora Cíntia Inês Boll, entendemos que nossas teorias e visões de mundo estão em toda a parte e estão também em nós em todas as coisas, a partir de nossas impressões mais íntimas ou despretensiosas. Sejam visões superficiais ou indagações profundas!
Refletimos que nossa primeira obsevação e conclusão feitas, no primeiro grupo, sofria de questionamentos, e pedia por mais complementos, mais discussão, observação, critérios, etc. Complementos esses, que foram levantados a partir de outras perguntas que nos fizemos e entendendo que não há um fechamento único para muitas das questões que nos levantamos, saímos de uma observação metodológica de nossos objetos, de uma estrutura de pensamento macro para  uma micro. Possível até que chegássemos a uma nano-observação de nossos próprios levantes e questionamentos. Isso, entendemos,  é o princípio básico do que norteia toda o embasamento da epistemologia e pesquisa a que devemos compor nossas estruturas acadêmicas e profissionais. Apenas com um único exercício de reflexão, brilhantemente conduzido por nossa professora, foi possível identificarmos que é cada vez mais necessário o pensamento crítico,  o debate e a
manutenção dialógica, de nossas teorias e conceitos acerca de nosso objeto de estudo, o aluno,  a escola (instituição), a educação, o professor, a cultura para a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário