Pesquisar este blog

domingo, 29 de maio de 2016

#ocupatudo

A escola em que trabalho foi ocupada por um grupo de alunos do Ensino Médio, nesta semana.  E  a exemplo das tantas escolas ocupadas no RS e em outros Estados brasileiros, nossos estudantes também têm suas pautas de reivindicações! E não são poucas, considerando a precariedade de nossas escolas públicas e o cansaço em torno de um tema tão batido e ao mesmo tempo tão ignorado por nossos governantes. Os desmandos de muitos anos de (des)governo, baixos salários dos professores, violência urbana, má qualidade dos serviços em geral, carências das mais diversas..., etc.
Somam-se a todo este cenário desolador que envolve a educação básica pública, em nosso país, a política suja, perpetrada por politiqueiros, bem como a violência dos grandes centros urbanos e a indiferença e descaso com que a própria sociedade têm tratado nossos estudantes! Mesmo muitos dos pais e familiares são totalmente contra esse movimento democrático e altamente politizado, orquestrado autonomamente por parte dos estudantes, o que nos faz pensar aquilo que há muito se tem discutido nas escolas: a educação ficou relegada SOMENTE  ao plano escolar, de forma que a família coloca-se à parte, sem se envolver nas questões sociais que envolvem nossos jovens!
Penso que sociedade, mídia, pais e até mesmo muitos educadores não estão dimensionando a importância desse processo ocupacional, que no futuro, certamente, fará parte de um episódio marcante da história da educação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário