Pesquisar este blog

sábado, 27 de junho de 2015

Pedagogia da Autonomia - Paulo Freire

Relendo hoje, após 20 anos o mesmo livro, Pedagogia da Autonomia,pude entender algumas coisas que duas décadas atrás não faziam muito sentido pra mim. Como a posição do estudante no meio acadêmico e também seu papel como agente mobilizador de todo um processo social.
Freire nos fala sobre o ser epistemologicamente ético que deve estar por trás de tudo que ensina e como ensina, não perdendo, porém, a noção de que ao ensinar aprende e só pode ensinar se estiver de fato aberto a aprender. Outra coisa importantíssima segundo a visão de Freire é nossa condição como seres inseridos num contexto histórico e social, político e antropológico de culturas variadas, onde os saberes se fundem e reforça de que não há menor ou maior saberes, mas saberes diferentes.
Na perspectiva Freireana temos o sujeito apto a tecer sua própria caminhada com autonomia e lucidez, apoiado pelo sistema que deve ser o meio pela qual esse processo se dá. Ressalta que através de políticas sociais dirigidas à educação uma nova realidade é possível, e que apesar da imoralidade como é tratada a classe dos professores com seus míseros salários, somente através da educação é que se pode mudar a cara de uma nação! E de uma sociedade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário