Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Início da Jornada de Estágio

Meu estágio na Escola Municipal Vila Monte Cristo iniciou no dia 19 de setembro e hoje, 06 de outubro, começa a 3ª semana junto aos meus alunos da turma T3 da EJA, noturno.

A cada dia tem sido um desafo diferente, mas não menos interessante, visto que poder oportunizar às pessoas o acesso a um aprendizado significativo faz parte de todo o conjunto de estratégias e concepções em torno do meu trabalho como Professora e futura Pedagoga, além da minha formação acadêmica como aluna do PEAD-UFRGS.

Assim, tenho feito minhas adaptações pedagógicas, curriculares e metodológicas em relação aquilo que pretendo com meus estudantes, pois, sondando seus desejos e formas pessoais de como se veem na posição de alunos da EJA, as opiniões são unânimes: todos querem ler bem, escrever bem, entender os princípios básicos da matemática e ter um pouco mais de conhecimento sobre o mundo.

Ouvindo essas falas vindas dos estudantes, entende-se porque a EJA é também um construto de política pública, pois visa dominuir a carga da falta de escolarização desses adultos que, por motivos, em geral, sócio-econômicos e culturais não tiveram a oportunidade de acesso à escola em seus tempos de criança ou adoleescentes. 

Dessa forma é papel da escola, do professor e de toda a sociedade o oferecimento de uma educação que faça sentido a essas pessoas e que possa, mesmo dentro do curto período de estágio, proporcionar aprendizagem e saberes que se agregarão aos já adquiridos pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário