Pesquisar este blog

sábado, 6 de maio de 2017

Ansiedade na Vida Adulta

Esta semana, meu grupo do PEAD, Daniela, Ivonete, Kasandra e eu, finalizamos mais uma etapa de nossos trabalhos. Nosso projeto sobre a ansiedade na vida adulta, a qual decidimos o tema em conjunto, foi a proposta para a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta. 
Há muitas coisas a dizer sobre a ansiedade na adultez, especialmente sobre a linha tênue que separam nossos medos naturais de nossas angústias mais profundas, o que ocasionaria uma característica que impede o sujeito de levar uma vida normal. Então, se considerarmos que vivemos num mundo que de certa forma nos coloca de cara com os fatores que geram ansiedade, seja num ponto normal, de estarmos atentos a perigos corriqueiros, até mesmo a situações específicas de violência, crimes, etc podemos inferir que a evolução natural das formas sociais, as quais também somos responsáveis, cria um novo paradigma para a psicologia e medicina, na medida em que transforma o ambiente em que as pessoas interagem.
Sabemos que medos oriundos da infância, e que continuam de forma descontrolada, podem gerar ansiedade em um nível patológico, ou mesmo estarem coexistentes com outros fatores psicoemocionais, além de fatores externos como ansiedade gerada por traumas diversos.
Desta forma, entendemos que há muito  o que pesquisar no campo das ciências humanas e da saúde,  para que possamos ajudar mais efetivamente os indivíduos que sofrem de ansiedade. No entanto, sabemos, também, que muito já está sendo feito e que há muitas formas de aliviar os sintomas ou mesmo trazer às pessoas uma forma de vida normal, seja por meio de terapia psicoterápica, psicofarmacológica, ou mesmo exercícios físicos, as quais sabemos, alíviam bastante os sintomas; além, é claro, da forma combinada de muitas formas de intervenção que vão depender da situação individual de cada paciente, a qual sabemos, é única.


Um comentário:

  1. Alessandra,

    Os tempos que estamos vivendo, com todos os desafios econômicos, políticos, profisisonais, de insegurança, de uma forçada necessidade de presença imediata em todas as instâncias: presenciais e virtuais, são fatores que colaboram para essa ansiedade na vida adulta. Necessário estudar, pesquisar sobre. Continuem!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir