Pesquisar este blog
sexta-feira, 14 de abril de 2017
Ser um Professor Reflexivo
Em nosso encontro presencial, na interdisciplina de Seminário Integrador, nossa professora, Simone Charczuk, propôs que lessêmos o texto de Isabel Alarcão, sobre ser um professor reflexivo.
Inicialmente, a autora nos confronta com três perguntas que acaba por desmembrar à medida que o texto avança, mostrando que há muitas formas de chegarmos a essas respostas, ainda que o caminho seja árduo, não é impossível, mas requer de nós professores, desconstruções de estruturas que antes estavam muito bem soterradas em nossas bases pedagógicas e até mesmo filosóficas. São as seguintes perguntas que norteiam o pensamento de Alarcão sobre o professor e seus processos de transformacionais:
1) É possível ser reflexivo?
Essas perguntas norteadoras do universo pedagógico de todo docente nos remete a reconhecer e investigar nossas formações, nossa prática pedagógica, com aquilo que Alarcão chama de autoscopia, termo médico, utilizado para referir-se a um auto-exame clínico, que no caso do professor, é o início de seus questionamentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alessandra,
ResponderExcluirRefetir sobre o processo de construção do conhecimento é sempre importante e necessário. Especialmente para nós, professores, que seremos agentes ativos de processos de construção de conhecimento de outros suejeitos. Processos contínuos! Sigamos em frente!
[]'s
Tutora Jacque