Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Ser um Professor Reflexivo

Em nosso  encontro presencial, na interdisciplina de Seminário Integrador, nossa professora, Simone Charczuk, propôs que lessêmos o texto de Isabel Alarcão, sobre ser um professor  reflexivo.

Inicialmente, a autora nos confronta com três perguntas que acaba por desmembrar à medida que o texto avança, mostrando que há muitas formas de chegarmos a essas respostas, ainda que o caminho seja árduo, não é impossível, mas requer de nós professores, desconstruções de estruturas que antes estavam muito bem soterradas em nossas bases pedagógicas e até mesmo filosóficas. São as seguintes perguntas que norteiam o pensamento de Alarcão sobre o professor e seus processos de transformacionais:

1) É possível ser reflexivo?
2) É desejável ser reflexivo?
3) Para onde vamos com a nossa reflexão?

Essas perguntas norteadoras do universo pedagógico de todo docente nos remete a reconhecer e investigar nossas formações, nossa prática pedagógica, com aquilo que Alarcão chama de autoscopia, termo médico, utilizado para referir-se a um auto-exame clínico, que no caso do professor, é o início de seus questionamentos.
Por fim, a autora nos orienta que não se trata de um processo fácil e nem minimiza o caminhoa para se chagar lá, usando o  do ensino da  língua, por exemplo, para nos dizer que trata-se  não apenas de aquisição linguística, mas também de ir além. Compreende (o processo) também esses fatores inerentes ao ensino de qualquer língua, mas o processo é muito mais complexo e requer que se vá nas bases do seu próprio conhecimento(de professor) bem como do reconhecimento do público discente para que comecemos a transcender os limites e as quebras as quais nos levarão a outros aspectos mais profundos da importância do ser professor e de tudo que emerge desse fazer construtivo.



Um comentário:

  1. Alessandra,

    Refetir sobre o processo de construção do conhecimento é sempre importante e necessário. Especialmente para nós, professores, que seremos agentes ativos de processos de construção de conhecimento de outros suejeitos. Processos contínuos! Sigamos em frente!
    []'s
    Tutora Jacque

    ResponderExcluir