Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Gaiolas ou Asas

Esta semana, nossa atividade a distância para a interdisciplina de Seminário Integrador IV, proposta pela professora Simone Bicca Charczuck, nos trouxe o texto e vídeo de Rubem Alves, também chamado de o "Professor dos Espantos!".
Rubem Alves nos encanta com suas memórias de infância, suas lembranças e impressões. Quase de forma poética retoma seu aprendizado, sua história de família e suas experiências na pequena cidade de Boa Esperança e depois no Rio de Janeiro.
Em seu vídeo, nos traz relatos sobre o início de sua carreira acadêmica, a perseguição durante a ditadura militar, a traição sofrida pelo amigo, fato que o fez se distanciar da igreja e por fim, quebrar alguns paradigmas de sua própria formação. Relembra a juda oferecida por Paulo Freire no início de sua docência acadêmica e por fim, instituído como professor da Universidade de Campinas.
Um homem pleno de histórias e humanidades, fala de arte, música, educação, ensino e especialmente sobre as simplicidades da vida como quando lembra da sua cidade de infãncia e o cheiro da comida típica mineira ao fogão.
Em seu texto, Rubem Alves faz um comparativo sobre seus flashes de memória e a ideia de uma escola que nos dá asas com a escola que nos é gaiola.
A escola que nos dá asas nos ensina a pensar, a sermos autônomos no processo de ensino-aprendizagem, enquanto nas escolas-gaiolas estamos presos, nos debatendo como um pássaro que tenta inutilmente se jogar contra as grades de sua prisão.
Nos lembra ainda o quanto lamentam-se os professores que vivem nessas escolas-gaiolas, e que a exemplo dos tigres que ali aprisionam, encontram-se também os mesmos, nesta jaula.
Rubem Alves, porém, finaliza nos lembrando que ainda há esperança! Ou seja, é preciso que essas gaiolas sejam abertas, que os pássaros voem livremente e que tragam a sua beleza e seu voo rasante para o grande espetáculo do aprender que é voar! Voar os limites do impensado, voar a outras fronteiras, provar outros néctares, revoar e sobrevoar o quanto for  preciso.
É disso que  é feita a educação, de asas!





 Texto disponível em: https://contadoresdestorias.wordpress.com/2012/02/19/gaiolas-e-asas-rubem-alves/

Vídeo disponível em: https://youtu.be/77S56jvPHY0

Nenhum comentário:

Postar um comentário