Para Weston (2009), argumentar é "[...] apresentar um conjunto de razões ou provas que fundamentam uma conclusão." Para o autor, podem existir argumentos frágeis e alguns outros mais consistentes. Nesse sentido construir argumentos é um meio de investigação, de explicar e defender uma ideia. Por isso perguntamos: sobre que conteúdo(s) você quer postar? como pretende argumentá-lo?
Foi com este foco que abrimos nosso último encontro no PEAD, nos questionando e argumentando acerca de nossas postagens e como elas podiam ser um mecanismo de construção em nosso processo de escrita, como futuras pedagogas, professoras, mas por ora estudantes; e também sobre as questões que envolvem o ato de escrever em si, levando em conta que temos um fazer acadêmico e que nossos textos devem refletir não só nosso aprendizado bem como deve mediar a leitura de quem o lê, e a forma que esse leitor recebe é que nos faz pensar, e construir um texto cada vez mais elaborado com prerrogativas de sustenção e coesão quanto aquilo que pretendemos transmitir.
Nossas discussões em grupo nos levam a crer que é preciso muita caminhada além de um olhar mais criterioso e de certa forma isento na comparação com outros, podendo-se assim divagar e criar de forma mais espontânea nossos aprendizados e entendimentos.
Entendemos que no processo de construção de nossas postagens vamos aperfeiçoando nossos métodos e criando espaços para o diálogo e a troca com outros colegas, observando seus comentários e pontos de vista.
Alessandra,
ResponderExcluirEssa é a necessidade que estamos buscando implementar: diálogo. Quando pretendemos que os processos de ensino e aprendizagem tomem dimensões mais significativas, precisamos colocar em evidência o diálogo, interação e as trocas entre os pares. Nossa ferramenta: as postagens nos blogs e as possibilidades de postar comentários. Por isso qualificar é tão importante. Hoje sugiro que observes um aspecto também importante: a escolha da fonte: o tipo, a cor e fundo. Na tua postagem de hoje tua fonte é branca e tem um marcador preto. Esse contraste não favorece a melhor visualização. Continuas na caminhada!
[]'s
Tutora Jacque
SI