O texto com cunho social e filosófico nos coloca sobre os pontos a serem trabalhados para a grande mudança que deve ocorrer nos níveis gerais de educação no Brasil e como essas transformações têm acontecido,desde a parte física das escolas, como os planejamentos curriculares; as quais, educadores de todo o Brasil seguem há anos, como método e até mesmo "modus operandi" do seu fazer pedagógico.
No texto destacamos a necessidade que se faz expressamente presente nos cursos superiores quanto à mentalidade em relação à forma como valorizamos o ensino e o sistema educacional, basicamente pautados e focados em algumas profissões ditas "mais valorizadas". Dessa forma, o texto aponta e clama pela pesquisa e novos pensares, especialmente nas áreas das humanidades, filosofia e letras.
"É a universidade, no conjunto de suas instituições de alta cultura, prepostas ao estudo científico dos grandes problemas nacionais, que nos dará os meios de combater a facilidade de tudo admitir; o ceticismo de nada escolher nem julgar; a falta de crítica, por falta de espírito de síntese; a indiferença ou a neutralidade no terreno das idéias; a ignorância “da mais humana de todas as operações intelectuais, que é a de tomar partido”, e a tendência e o espírito fácil de substituir os princípios (ainda que provisórios) pelo paradoxo e pelo humor, esses recursos desesperados."
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