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quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Apresentação Oral ou Missão Impossível?

Durante o período pré-apresentação estavámos todos no grupo, muito ansiosos. Muito mesmo! Ninguém sabia direito como seriam os critérios de avaliação, além do nervosismo de ter que expressar em palavras tudo aquilo que éramos para o grande grupo e tudo aquilo que a nova etapa representava para nós, míseros mortais!
Alguns pareciam estar à deriva e eu também não me sentia em solo tão firme assim, apesar de que fiz tudo que fora solicitado conforme meus entendimentos e minhas orientações que procurei buscar junto às tutoras. Isso foi uma espécie de "salvação" para alguns de nós, porque o prazo se aproximava  e ainda tínhamos as tarefas das interdisciplinas que não paravam de chegar como uma enxurrada de novas e diferentes  coisas,  e a  cada dia aquele/esse  protfólio crescia como um monstro que alimentávamos com palavras, textos e reflexões a partir de nossas aprendizagens. Talvez nem estavámos nos dando conta do que criávamos, mas estava saindo..., de alguma forma sabíamos disso! Não havia mais como voltar atrás.
No dia da apresentação, para ajudar ainda mais com o clima de tensão, cheguei atrasada e já haviam começado. Aquilo me deixou um pouco deslocada mas vamos lá, é pra isso que estou aqui. Apesar de tudo, não me senti despreparada, pois estava tudo conectado.  Comecei mentalmente a fazer um link de minhas possíveis falas e ver os colegas também se colocando ajudou naquilo que eu deveria expressar para tornar a minha fala algo que pudesse ajudá-los, também.
Enfim, chegou minha vez, uma suada de mãos e vamos lá!
Falei um pouco de minha trajetória como profissional, como professora de língua inglesa, e revisora de texto, bem como minha atuação como psicopedagoga.
Expressar ao gupo que a Pedagogia é algo que falta ao meu trabalho, acho que foi restaurador, não só pra mim, mas pra muitos que atuam profissionalmente e que carecem dessa humanidade, dessa ludicidade que tem a Pedagogia, e que no atuar em sala de aula, é como o palco e as luzes para o ator!
A cortina se fechou e meu tempo esgotou! Fui parada por falta de tempo! Enfim, missão cumprida e nem foi tão impossível assim!

Um comentário:

  1. Olá Alessandra...

    Adorei o caráter provocativo do título que escolheste. Ele nos convida à reflexão sobre aquele dia tão desafiador em nossa trajetória do PEAD, ao mesmo tempo que sua produção, nos faz incorporar as mesmas sensações que viveste.
    Foi como se eu estivesse lendo uma auto-descrição. Acho até que era uma daquelas pessoas aparentavam estar "à deriva" no dia, justamente em função do nervosismo, pelo medo de "não dar conta do recado".
    Acho que esse caráter lúdico da Pedagogia é algo que irá, sem dúvida, trazer grandes benefícios para a nossa prática cotidiana, pois como você, também leciono Geografia para alunos maiores, além de também ter turmas dos primeiros anos do Ensino Fundamental.
    Então, que venham os próximos desafios e toda a boa sorte para nós!!

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