Proposta para a interdisciplina de Linguagem e Educação, a análise da teoria de Vigotsky e suas contribuições à Pedagogia.
Histórico:
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), nasceu em Orsha, Bielorrusia e viveu na Russia. Morreu de tuberculose aos 37 anos. Casado, teve duas filhas.
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lev_Vygotsky&oldid=51018954
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), nasceu em Orsha, Bielorrusia e viveu na Russia. Morreu de tuberculose aos 37 anos. Casado, teve duas filhas.
https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Lev_Vygotsky&oldid=51018954
As pesquisas de Vygostky apresentam, em seu aspecto geral, quatro grandes processos descritos no desenvolvimento da linguagem e do pensamento. São eles:
1) a interação
2) a mediação
3) internalização
4) ZDP ou zona de desenvolvimento proximal
1) a interação
2) a mediação
3) internalização
4) ZDP ou zona de desenvolvimento proximal
No processo de mediação, toda o aprendizado e conhecimento se dá através da
linguagem. Em seguida, instaurado o processo de interação, o indivíduo passa
ao processo de mediação, que é a representação simbólica do objeto aprendido,
ou seja, quando a criança reconhece o objeto “casa”, por exemplo, e, a partir
disso, consegue relacionar a compreensão das relações que se estabelecem com o
objeto.Na sequência, temos o processo de internalização, que é expresso no
momento em que o sujeito concretiza o aprendizado, podendo, a partir daí, fazer
relações entre o objeto, o meio e a si mesmo.Por fim, destacamos a zona de desenvolvimento
proximal, que é evidenciada no momento em que o sujeito já sabe quem é, o
que é, e entende seu potencial, na relação com o outro. Destacamos que, na ZDP,
o papel do professor é muito importante, pois atua como um mediador dos
processos de aprendizagem, potencializando no aluno aquilo que já é inerente a
sua natureza mas que precisa ser aperfeiçoado por meio da interação proximal.
Olá, muito boa a tua reflexão sobre a teoria de Vygotsky, a zona proximal é onde o sujeito aprende com seus pares, ou seja, como você colocou muito bem, é importante a mediação do professor, mas esta aprendizagem pode ser realizada através de outro colega, outra pessoa que seja mediadora.
ResponderExcluirAbraços
Siim, Del Carmen, quanto mais leio Vigotsky, mais entendo como deveria ser essa aprendizagem proximal.
Excluir