Na última aula, no PEAD, durante nossos debates e conversas, guiadas pela Professora Simone Charczuk, na interdisciplina de Seminário integrador III, pudemos contemplar com bastante clareza nossas diferenças e intepretações sobre um mesmo assunto, e fazendo nossas reflexões acerca do ver e do olhar!
Aparentemente sinônimos, esses dois verbos têm muito a nos mostrar. Especialmente sobre nossas práticas em sala de aula e a forma como olhamos/vemos nossos alunos e tbm a nós mesmos e nosso mundo ao redor.
Requer que apreendamos para para aprendermos! Nos desloca de nossa posição e nos transfere para do macro para o microcosmo de nossas ações e acepções, muitas vezes desconcertando e confrontando ideias e é isso que a Pedagogia quer da gente, que nos desestabilizemos do status quo, que possamos sair da ilha para ver a ilha e assim, quemsabe, com novos olhares e visões de mundo quebremos paradigmas não pensados anteriormente!
Isso acontece quando, depois de vermos, paramos para olhar! Foi assim, talvez, que Eva viu o mundo! E tudo começou!
Alessandra,
ResponderExcluirNa jornada acadêmica vamos afinando o olhar. Transcendemos o ver. Continua refletindo, vendo e principalmente olhando para o todo teórico. Melhores práticas pedagógicas virão.
[]'s
Tutora Jacque
SI