Pesquisar este blog

domingo, 14 de junho de 2015

Mass + age = era das massas


"Os homens criam as ferramentas. As ferramentas recriam os homens."

Esta semana em nossa interdisciplina Corporeidade e Epistemologia tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão acerca do processo evolucionário de nosso cérebro bem como a forma como atuamos em relação aos nossos sentidos extracorpóreos, mas também à parte intocada sobre como nosso cérebro se estabelece e que talvez seja a única coisa que nos coloque num patamar muito superior em relação a outros mamíferos, que é nossa consciência!
Sim, a consciência é aquilo que nos diferencia e que também não se encontra numa parte específica de noss cérebro mas em toda a parte. Está conectada e desenvolvida para atuar com todas as nossas ações cerebrais e sensoriais.
Segundo um dos autores que estudamos, Marshall McLuhan, passamos atualmente por um processo de retribalização em relação à forma como apreendemos o mundo e nossos processos comunicativos. Uma pergunta que não quer calar  para toda essa gama de teorias e saberes é: aprendemos formas originais e diferentes de percepção do mundo, ou apenas fotografamos aquilo que o meio nos passa?

https://youtu.be/r9LOlkEljvQ

3 comentários:

  1. Alessandra,
    Tudo bem? Visitei o teu blog para começar a te conhecer um pouquinho mais e vi esta reflexão a partir de um autor que eu tenho lido bastante: Mcluhan. Pensar na força da comunicação, da produção da informação e como ela se propaga e como ela atua sobre nós é sempre importante. Conta comigo para trocas, para reflexões e tudo mais em que eu possa colaborar nesta jornada. Grande abraço!
    JacqueAguiar

    ResponderExcluir